Agora obrigatório em Mato Grosso do Sul, centenas de empresas aderem ao NFC-e

A partir da sua liberação em agosto de 2016, e agora obrigatório em Mato Grosso do Sul, centenas de empresas aderem ao NFC-e. Bastaram 30 dias para que 268 empresas do estado aderissem ao sistema de NFC-e (nota fiscal do consumidor eletrônica). Centenas de empresários varejistas do estado  aproveitaram as vantagens da emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). A medida está disponível desde o último dia 1º de agosto de 2016 pelo Governo de MS e traz agilidade para consumidores e contribuintes.

Destas empresas que aderiram inicialmente 45 delas já emitem a nota fiscal ao consumidor eletrônica em produção e outros 223 em homologação – o que significa dizer que a emissão é em teste, ou seja, a nota não possui valor jurídico. As primeiras 268 empresas que começaram utilizar o sistema estão instaladas em 47 municípios. Entre eles estão Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Glória de Dourados, Rochedo, Nova Alvorada do Sul, Costa Rica, Angélica, Caarapó.

O lojista continuará obrigado a emitir a NFC-e no papel, mas pode optar a por enviar nota pelo e-mail, por exemplo. A obrigatoriedade de aderir ao sistema eletrônico inicia somente em 2017 e varia conforme a faixa de faturamento das empresas. Contudo, a liberação do sistema autoriza os comerciantes a fazerem testes e operar o sistema eletrônico com mais segurança.

Para a adesão ao novo sistema é preciso cumprir alguns requisitos, como ter um software autorizado (sugerimos uma solução Portátil que não precisa do computador e nem de impressora. Eles vem juntos no mesmo equipamento e será uma nova tendência no Brasil. Acesse http://www.arenaplan.com.br), estar inscrito no programa ICMS Transparente; ter um certificado A1 de assinatura digital; e executar o cadastro de credenciamento no ambiente teste que está disponível no site da Sefaz.

Autor: mardelcardoso_46h7031h

Bacharel em Ciência da Computação-PUC-MG, MIT-Master Information Tecnology-FIAP-SP, Marketing Esportivo-Uniara-SP. 29 anos de experiência em projetos de tecnologia. Especialista em consultoria para projetos de automação comercial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *